Powered By Blogger

sábado, 16 de maio de 2015

Japorã (MS) tem Primeira Faculdade em Aldeia Indígena no Brasil

Foto Divulgação _ Prefeitura Municipal


Campo Grande News,
Reeditada
 
 

A cidade de Japorã, a 487 km da Capital, inaugurou, ontem (15), a primeira faculdade do Brasil a funcionar dentro de uma aldeia indígena. Neste primeiro momento serão atendidos 40 alunos no curso de graduação em Pedagogia, no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) Japorã, localizado na aldeia Porto Lindo.

Segundo o prefeito Vanderlei Bispo, o curso será oferecido no sistema de EAD (Educação à Distância), ofertado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), com aulas presenciais no polo da UAB, que funciona na extensão Joaquim Martins, na aldeia Porto Lindo, onde já funciona a escola indígena da aldeia, inaugurada recentemente.
 
A faculdade, que também é a primeira do município, foi viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura, UFGD e o governo federal, por meio da UAB, com autorização do Ministério da Educação e da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
 
Conforme o secretário municipal de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Walter Silva, com a inauguração, o município vai reivindicar a abertura de uma segunda turma de Pedagogia para iniciar em 2015. “Temos uma demanda alta para educação infantil e a educação fundamental, uma vez que nossa taxa de natalidade é alta no município. Se formarmos apenas 40 alunos por ano, vai faltar professor em nossas escolas”, comentou.
 
Dos 40 alunos que participam da aula inaugural nesta sexta-feira, 20 são indígenas da etnia Guarani. A população indígena no município é de aproximadamente 4,9 mil índios da mesma etnia, cerca de 63% dos habitantes de Japorã. Ler original AQUI.
 
NOTA: ESTE BLOG DISPONIBILIZA ESPAÇO PARA PROFESSORES E ALUNOS (MS) SE POSICIONAREM SOBRE A FACULDADE.
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário