Valdelice Veron com Tuíra Kayapó e sua mãe Julia Cavalheiro Veron Fotos _ Indio Cidadao e Natanael Caceres |
Por Tereza Amaral
Se Tuíra Kayapó ganhou o mundo na década de 80 quando, em reunião em Altamira (PA), a indígena se manifestou sobre a usina de Belo Monte - se chamava Kararaô, um grito de guerra na língua dos índios Kayapó - passando um facão no rosto do então diretor da Eletronorte, José Antonio Muniz Lopes, hoje o rosto feminino mais conhecido no cenário internacional é o da liderança Valdelice Veron, uma guerreira que luta pelo direito dos Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul.
Seja em campanhas humanitárias sistemáticas, distribuindo donativos na Faixa de Gaza Indígena, em palestras ou na linha de frente em igualmente sistemáticas reintegrações de posse no genocídio judiciário em curso, Valdelice Veron (nome originário Xamiri Nhupoty) destaca-se pela coragem e determinação mesmo ameaçada de morte pelo agronegócio daquele estado.
Ela é filha do líder assassinado Marcos Veron que tombou na luta pelo tekoha Tkwara - terra a que pertence - com a Nhandesy (rezadora) Julia Cavalheiro Veron. Assista ao audiovisual, onde a guerreira Kaiowá fala de reservas, retomada e deixa recado para quem a ameça. Vale a pena assistir novamente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário