Fonte e Fotos _ Airua Arttere
Após três reuniões do Conselho da Saúde Local e Distrital que teve como uma das pautas principais à saúde indígena e conforme decidido na reunião do dia 11 de maio de 2015, realizada na Aldeia Aldeinha de Anastácio (MS), mediante decisão por unanimidade foi escolhida outra data que seria no dias 03 de junho do corrente ano.
No entanto, na perspectiva da realização da Conferência local na aldeia Limão Verde, decide-se mediante o Conselho Local e Distrital que as discussões deveriam ser durante a Conferência. Infelizmente com o cancelamento da mesma pela Comissão Organizadora não houve viabilidade desta discussão e, devido a problemas circunstanciais que ocorre nas atividades fins do Pólo Base de Aquidauana, houve a necessidade de uma convocação emergencial, onde os Conselho de Saúde juntamente com os Caciques, Lideranças Indígenas, Servidores Indígenas da Saúde e Usuários decidiram fazer uma convocação emergencial mediante a presença do Coordenador do DSEI MS, CONDISI, Gerente de Saúde Municipal de Aquidauana, Administração do Pólo Base de Aquidauana, com objetivo de sanar duvidas referentes a área de atuação de ambos, bem como se há disponibilidade de recurso especifico para o município referente a saúde indígena e criar mecanismo de trabalho conjunto para atender a comunidade indígena com maior eficiência.
Com data marcada para o dia 12 de junho de 2015, na Câmara Municipal de Aquidauana/ MS, ocorreu a reunião que teve a participação da srª Liane Medeiros Ie Ademir do Pólo Base, Dufles Pinto de Souza Gerente de Saúde do Município de Aquidauana MS e, nesta parte, o Gerente de Saúde do município se comprometeu melhorar ainda mais o atendimento na saúde indígena uma vez que houve inúmeras cobranças ao mesmo. Firmou-se, ainda, que seria marcada uma reunião entre DSEI e Gerência de Saúde do município para criar um mecanismo de trabalho em conjunto, devido que o gerente de saúde alegou não haver recurso especifico para a comunidade indígena e que todos são incluídos no sistema de saúde do município.
Na posição da administração do pólo base foi informado que há um trabalho de parceria com o município mediante o trabalho da Gerência de Saúde, precisando somente de criar um mecanismo melhor para poderem melhorar ainda mais o atendimento, daí a necessidade de se viabilizar uma reunião com as coordenações de saúde.
Na segunda parte da reunião onde somente o Conselho Local, Distrital, Caciques, Lideranças indígenas e Servidores indígenas coordenaram esta parte juntamente com os Caciques das Aldeias da região de Tauanay\Ipegue: Aldeia Água Branca Cacique Melidio Pio; Ex-Cacique da Aldeia Água Branca Isaias Francisco sendo Liderança Indígena; Aldeia Bananal Cacique Izaltino; Aldeia Morrinho Cacique Benigno; Aldeia Ipegue Vice Cacique Nilo; Edivado Felix representando Aldeia Lagoinha.
Aldeias Limão Verde\Córrego Seco: Cacique Odir Cardoso da Aldeia Limão Verde; Cacique Ramão da Aldeia Córrego Seco; representantes do Cruzeiro; Rosemiro Pereira Presidente de Associação Indígena de Aquidauana; Cacique Enéias da Aldeinha de Anastácio, bem como suas lideranças.
Conselheiros Locais que se fizeram presentes: Presidente do Conselho de Saúde Enéias Cacique da Aldeia Aldeinha de Anastácio MS; e Uvilson Candido Conselheiro Distrital.
O debate foi relacionado a mudança de chefia do pólo base de Aquidauana e, por unanimidade, decidiu-se a não aceitação da indicação do novo chefe do Pólo Base e, conforme a decisão foi elaborado um documento para ser entregue em mãos ao Coordenador do DSEI MS, Hilário da Silva, pois nesta indicação indignou a todos por não haver uma consulta a base e culminou, portanto, na indicação de Edivaldo Felix da Aldeia Lagoinha para ocupar a chefia do Pólo Base de Aquidauana.
Iniciando a terceira parte da reunião, compondo a mesa: Hilario da Silva Coordenador DSEI MS; Marcelo Ofaye assessória do DSEI; Pedro Luis Presidente do CONDISI; Uvilson Candido Conselheiro Distrital; Cacique Enéias Presidente Conselheiro Local; Roberto Carlos representante Nhandeva Pólo Base de Iguantemi\ Ati Guaçu; Laercio Conselho Saúde Miranda.
Após as considerações da mesa mediante questionamentos dos presentes foi reafirmado o compromisso do Coordenador do DSEI MS de atender a demanda das comunidades envolvidas mediante consulta às bases, o qual trouxe maior confiança a todos e reafirmando apoio ao Coordenador do DSEI MS Hilário da Silva.
Sendo assim foi feita a entrega do documento em mãos ao Coordenador do DSEI, referente a não aceitação da indicação do novo chefe do Pólo e com indicação do nome de Edvaldo Felix para assumir a chefia do Pólo Base, onde o mesmo documento será entregue na reunião do CONDISI em Campo Grande MS.
Foi deliberado uma outra data onde todos os Conselheiros, Caciques, Lideranças indígenas, Usuários e Servidores do sistemas estão convocados para se fazerem presentes no dia 03 de julho de 2015 com local a ser definido a fim de reavaliar o resultado desta reunião com objetivo de fortalecer o Movimento Indígena das bases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário